segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Juntando trocados sem pedir esmolas

Chegou a hora de agregar um pouco de valor a este blog (e por que não financeiro)?

Esta estratégia serve para juntar alguns trocados a mais no final do mês, não venha reclamar que é pouca coisa... é melhor que nada =). Ela se tornou mais interessante com a extinção da CPMF... Deus queira que a CSS não saia do papel.

São dicas interessantes e que ficam melhor ainda se aplicadas ao mesmo tempo.

A primeira dica é simples: Use cartão de crédito!!!

Compre tudo com cartão de crédito... e se puder parcelar (SEM JUROS) em suaves prestações a perder de vista melhor ainda. O importante neste caso é que você não gaste o dinheiro de imediato levando em consideração que você pagará esta compra apenas na fatura do seu cartão que poderá vir até 40 dias após a compra. Outro ponto positivo neste caso é que você não irá andar com dinheiro na carteira reduzindo os prejuízos em caso de assaltos.

Segunda dica: Escolha um cartão que te "pague" para usá-lo!!!

Já que você está usando o cartão de crédito para comprar tudo, por que não se beneficiar desta "fidelidade"? Hoje em dia existem cartões que convertem os seus gastos em pontos. Estes pontos podem ser trocados por passagens aéreas, prêmios, descontos e até em dinheiro.

Terceira dica: Guarde o dinheiro que será gasto no mês em fundos de investimentos!!!

Fundos de investimentos é o melhor local para guardar o dinheiro que você irá utilizar no mês. Desta forma o dinheiro irá ficar rendendo diariamente na sua conta até o dia que você precise do mesmo (para pagar a fatura do cartão de crédito, por exemplo). O resgate, geralmente, é em D+0 (recebe o dinheiro no mesmo dia ou até na mesma hora dependendo do fundo). Recomendo utilizar algum fundo de renda fixa aqui pois a aplicação é de curto prazo e não queremos correr o risco de resgatar o dinheiro com prejuízos. Dependendo do valor, o fundo de renda fixa que você poderá investir terá uma rentabilidade próxima da caderneta de poupança e, como ainda existem as taxas administrativas, conseguem ficar menos atrativos que a poupança. Mas a tão famosa Caderneta de Poupança não conta nesta hora, por que o rendimento desta é apenas no aniversário do depósito, ou seja, apenas daqui há um mês.


Fazendo o combo:

- Você não vai precisar andar com dinheiro na carteira, alguma quantia mínima para emergências é recomendado.

- Ficará com o "dinheiro do mês" em seu poder por mais tempo... para poder aplicá-lo por mais tempo... e receber alguns trocados a mais.

- Receberá prêmios/dinheiro por está utilizando o seu cartão de crédito.

Nenhum comentário: